Exercer a função paterna e materna muito provavelmente seja a profissão mais difícil de se exercer. O nascimento de um filho se inicia desde o momento que se nascem as expectativas, os sonhos, desejos, inseguranças, planos da família para o bebe, na maioria das vezes, antes mesmo de que ele seja concebido, chegue ao mundo ou vá para seu lar. Lidar com as expectativas frustradas, com os problemas que não coFamily hands on teamntrolamos, com as dificuldades do dia a dia de cada fase do desenvolvimento dos filhos ou com as inseguranças e dificuldades de exercer tais papeis, não é uma tarefa fácil.

Muitas vezes, pensar junto a um profissional as possibilidades de soluções de problemas e atuações que os pais podem ter, pode contribuir para que as relações fiquem mais saudáveis e seja possível ter melhor qualidade de vida no cotidiano.

A orientação de pais tem como objetivo principal identificar os prováveis gatilhos para que determinados comportamentos das crianças ou adolescentes ocorram, possibilitando a transformação da atuação dos pais diante das situações. Além disso, a profissional ensina diversas técnicas para lidar com diferentes situações e dificuldades do dia a dia. O trabalho é desenvolvido com base na Terapia Cognitivo-Comportamental e abrange todas as idades.

A duração da orientação de pais varia de acordo com cada caso, porém na maioria dos casos observa-se resultados positivos já em espaço curto de tempo.